top of page

Colégio União

image.png

O Colégio União foi fundado por Aleixo Vurlod, natural de Lion, França. Convidado por franceses residentes na Vila de Uruguaiana, veio para esta cidade a fim de lecionar jovens uruguaianenses.  Ele era versado em línguas, álgebra e física. Começou a lecionar a domicílio e, em 1870, iniciou sua escola que levou o nome de Colégio União.

Até 1908 Vurlod dirigiu sua escola acompanhado de alguns de seus descendentes, pois se casara com Tereza Ibarra, havendo vários filhos desse casamento.

Em 1908 os missionários metodistas, bispo Walter Lambuth e rev. John Price, em entendimento com Vurlod assumiram o União, ficando Price como seu primeiro "reitor" e Vurlod na condição de diretor tesoureiro.  As filhas, que com ele lecionavam, Tereza, Luiza e Adelaide continuaram no União até por volta de 1915-1916.  Vurlod faleceu em 1910 aos 73 anos de idade. 

Aliás, nesse ano de 1910 os metodistas inauguravam o primeiro prédio do colégio, situado na esquina das ruas Tiradentes e Flores da Cunha (antiga Aquidaban). 

  

Sucederam-se na administração do Colégio União, depois de Price, diversos missionários norte-americanos: José Kokot, Anderson Weaver, George Parker, H. I. Lehman, William Richard Schisler (por duas vezes) James E. Ellis e Wesley Moore Carr.

Vieram depois os brasileiros: Guilherme Milius, Pery Machado da Silveira, Waldemar Arruda, José Sucasas, Wilbur K. Smith, Jonas Antônio de Figueiredo e o também missionário estadunidense, Leonardo Williams. 

Chegamos aos cem anos da escola, quando seu diretor geral é o ex-aluno Luiz Machado Stabile, que também dirigiu o União por duas vezes. Seguem-se entre 1975 e 1985, Adesses Araujo, Saul Rosa de Lima e Norton  Gilberto Prade.  Depois Celses Portugues Soares e, presentemente, Edgar Zanini Timm.

Este educandário foi pioneiro na instalação de todos os cursos de 1º e de 2º graus nesta cidade, e sempre teve marcada atuação educacional nesta fronteira.  Funcionou, por muitos anos, em regime de internato e externato e, desde os idos de Vurlod, foi escola mista, para meninos e meninas.

Sua denominação, Colégio União, permaneceu até a década de 40, quando, então, passou a chamar-se INSTITUTO UNIÃO e, mais recentemente, INSTITUTO UNIÃO DE URUGUAIANA DA IGREJA METODISTA.

Diversos ilustres ex-alunos, especialmente entre os metodistas, enriqueceram a galeria dos unionitas: Bispo Cesar Dacorso Filho, Bispo Sady Machado da Silva, Bispo Stanley da Silva Moraes, professora Lília Martins de Oliveira Guimarães, ministro Aldo da Silva Fagundes, general Rondon de Oliveira Guimarães, deputado Ruy Ramos, Eunice Weaver "o anjo dos leprosos", além de tantos e tantos outros. 

O União imprime em seu trabalho as diretrizes para a educação da Igreja Metodista. É administrado por um Conselho Diretor e uma direção geral. Conta com permanente serviço da Pastoral Escolar, do Serviço de Supervisão Escolar, bem como qualificado corpo de professores.   Tem ainda em plena atividade um Círculo de Pais e Mestres, uma Associação Beneficente e Cultural, que congrega os ex-alunos; uma Associação de Professores e Especialistas em Educação e um Clube de Mães.

Além do trabalho educacional propriamente dito, o União desenvolve com seus alunos diversas atividades, tais como: grêmio estudantil, práticas esportivas, com competições internas e externas, merecendo destaque a Olimpíada dos Colégios Metodistas do RS, assembleias litero-artísticas, grupos teatrais, publicação de jornais e revistas, tudo concorrendo para a melhor formação dos seus alunos.  

Atualmente o União conta com os seguintes cursos: Jardim da Infância e Pré-Escola, Currículo por Atividades (1ª a 4ª série), 1º Grau completo, 2º Grau (Curso da Lei   nº 7044) e Magistério, com formação de professores da 1ª a 4ª série. 

 

Luiz M. Stabile

07-02-1995

Metodismo

Rio Grande do Sul

Obrigado pela sua mensagem!

© 2024 por Metodismo - Rio Grande do Sul - Idealização Daví Betts. Criado por Oak Design87

bottom of page