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Natureza e Fins dos Grupos Societários na Igreja Metodista do Brasil (1934 - 1970)

De conformidade com os Cânones da Igreja Metodista do Brasil, de 1934, em seu artigo nº291, assim se caracterizam a natureza e os fins das sociedades, que permaneceram até o Concílio Geral de 1970:

         

Sociedades são grupos organizados nas igrejas para o cultivo de experiências religiosas positivas nos domínios da piedade pessoal, da fraternidade cristã, da evangelização, dos trabalhos humanitários, sociais, literário e recreativos. 

 

As sociedades se sujeitam na organização e atividades às determinações da Junta Geral de Educação Cristã.

 

É de se observar a propriedade dos fins das sociedades tendo em vista os FINS DA IGREJA METODISTA DO BRASIL, registrados no artigo 3º de sua Constituição, até o Concílio Geral de 1970, que os modificou. 

Art.3º da Constituição da Igreja Metodista do Brasil (1934 -1970)

Os Fins da Igreja Metodista são: Proporcionar aos seus membros meios para alcançarem, pessoal e socialmente, uma experiência religiosa progressiva, inspirada e alimentada por Cristo Jesus; Promover o culto a Deus, a pregação de sua Palavra e a devida ministração dos sacramentos; manter a fraternidade cristã, e evangelizar o mundo.

 

As sociedades foram um dos meios que a Igreja Metodista proporcionou para que seus membros pudessem alcançar, pessoal e socialmente, uma experiência religiosa progressiva.  Outros meios foram: a Escola Dominical, a Escola Bíblica de Férias, Institutos de preparação de obreiros, livros, revistas, cursos por correspondência, etc.  Providenciou, também, através de Junta Geral de Educação Cristã, a forma de estruturação organizacional das sociedades:

 

Uma Diretoria, eleita pelos sócios, constando de:

  • Presidente

  • Vice-Presidente

  • Secretário

  • Tesoureiro

 

e dos Superintendentes Departamentais:

  • Cultivo Espiritual

  • Missões e Evangelização

  • Ação Social

  • Literatura e Recreação

 

Até o Concilio Geral de 1970, que aboliu as três Juntas Gerais da Igreja, a de Educação Cristã foi responsável pela publicação das revistas para os grupos societários, apresentando sugestões de programas devocionais, estudos bíblicos e de temas de interesse dos diferentes grupos, além de noticiário, artigos, contos e poesias enviados pelos assinantes das revistas.

 

As revistas eram consideradas como "órgão oficial," dos grupos societários.  A "Voz Missionária" para as mulheres, "Em Marcha" para os homens; "Cruz de Malta" para os jovens; "Flâmula Juvenil" para os juvenis; Bem-te-vi" para as crianças e "No Cenáculo" devocionário para todos.

 

A partir de 1967, ano do "Centenário do Metodismo no Brasil", essas revistas deixaram de ser órgão oficial das sociedades, com exceção da "Voz Missionária", para servirem também como revistas da Escola Dominical na Igreja Metodista.

 

Com a reestruturação feita pelo Concílio Geral de 1970, as atribuições das Juntas Gerais, Ação Social, Missões e Evangelização, e Educação Cristã), foram assumidas pelo Conselho Geral, tendo um secretário executivo, de tempo parcial, para cada uma das referidas áreas.  Foi assim desfeita a "usina geradora de municiamento" para os organismos da Igreja. A partir de então as Confederações das Sociedades de Homens, Mulheres, Jovens e Juvenis tiveram de lutar para a sua sobrevivência.  

 

A revolução ideológica que se desencadeou no país e na Igreja, nas décadas de 1960 e 1970, o "ecumenismo com a Igreja Católica", que acabou esfacelando a "Confederação Evangélica do Brasil", da qual participavam as Igrejas:

Congregacional, Episcopal, Metodista, Presbiteriana e Presbiteriana Independente, e o movimento carismático da década de 1970, seguida da "implantação", em 1983, em nossa Segunda Região Eclesiástica, da "Teologia da Libertação", inserida no "Plano de Vida e Missão", a organização da Igreja em "Dons e Ministérios", a partir de 1988, abalaram profundamente a vida e ação dos grupos societários.

 

Porto Alegre, junho de 1995     

João Nelson Betts

Metodismo

Rio Grande do Sul

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